CIDADANIA: CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
O Berço dos Sonhos é um Grupo Articulador Local em Jardim Palmares - Paciencia, em parceria com a Plataforma dos Centros Urbanos, uma Iniciativa do Unicef, cujo objetivo é a garantia dos direitos de crianças e adolescentes do nosso país.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ENCONTRO DOS GAL'S COM A COORDENAÇÃO DE SAÚDE 5.3




Neste encontro que ocorreu no último dia 13/07/2010 além de repesentantes da Coordenação de Saude, contamos com a presença de representantes da Políclinica Lincoln de Freitas, e da Coordenação de Assistencia Social. Foi apresetando a nova proposta do modelo de saúde "Saúde Presente" que já vem sendo implantado na área 5.3 através da expansão do Programa de Saúde da Família. Neste novo modelo, toda a área que compreende a 5.3 (Sepetiba, Paciencia e Santa Cruz) foram divididas em 08 (oito) Complexos. A área de Jardim Palmares portanto, faz parte do Complexo da Brasil, que contará com 01 (um) NASF (Núcleo de Apoio a Saùde da Família) que funcionará na atual estrutura do Posto de Saúde e 02 (duas) Clínicas de Família.
O Grupo Articulador Berço dos Sonhos em parceria com o Posto de Saúde Enfª Floripes Galdino Pereira por meio da funcionária Rosinete Paiva e membro do grupo apresentou o resultado de uma pesquisa sobre o tema Acolhimento. Esta pesquisa foi realizada com os funcionários e contou com o apoio e coordenação da direção da Unidade de Saúde. O tema Acolhimento, apesar do marco legal do conceito ampliado de saúde e o que preconiza a Política Nacional de Humanização de 2004 (HumanizaSUS), ainda é um tema que não está relacionado a sua importância no processo de construção de saúde coletiva. Pois a sua noção pressupõe “...uma mudança da relação profissional/usuário e sua rede social através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e de solidariedade, reconhecendo o usuário como sujeito e participante ativo no processo de produção de saude.” (Ministério da Saude, 2004).

Nenhum comentário:

Postar um comentário