CIDADANIA: CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
O Berço dos Sonhos é um Grupo Articulador Local em Jardim Palmares - Paciencia, em parceria com a Plataforma dos Centros Urbanos, uma Iniciativa do Unicef, cujo objetivo é a garantia dos direitos de crianças e adolescentes do nosso país.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CONHECENDO JARDIM PALMARES

Dados Históricos


O Conjunto Residencial Jardim Palmares, foi iniciado em 17/10/1966 pelo Instituto de Previdência do Estado da Guanabara e inaugurado em 28/10/1967 pelo Governador o Estado o Exmº Embaixador Francisco Negrão de Lima.

O projeto foi iniciado no fim do Governo de Carlos Lacerda para atender aos funcionários públicos de baixa renda e os ex-militares combatentes na Segunda Guerra Mundial, popularmente conhecidos como “os pracinhas”. Posteriormente, já no governo de Francisco Negrão Lima, utilizando os espaços vazios disponíveis, ou seja, as sobras do terreno, foram construídas casas para pensionistas do Estado, casas essas que são rotuladas até hoje como “casas de viúva”, com seus modelos padronizados. Em 1970 foi inaugurada a Associação de Moradores, onde anteriormente funcionou a primeira Escola.

Localizado na Zona Oeste do Estado do Rio de Janeiro no Bairro de Paciência, o Conjunto Residencial Jardim Palmares recebeu esse nome, devido a grande quantidade de palmeiras que existia no local.

Devido ao crescimento populacional e as segregações, o que era antes apenas um Conjunto, hoje é considerado um bairro, ou melhor, um sub-bairro.

As ruas no início eram localizadas por letras, exemplos, Rua A, Rua B, etc. Posteriormente em homenagem aos ex-combatentes receberam seus nomes, exemplos, Rua Soldado Jair Tavares, Rua Sargento Geraldo Berti, etc.

A princípio, durante o processo de ocupação, a população na sua maioria era de meia idade, porém, hoje considerando todas as comunidades que se segregaram a partir do projeto inicial ao longo dos anos, há um número crescente de crianças e adolescentes. Atualmente, a estimativa de habitantes, somando-se as demais comunidades, é de aproximadamente 25 mil.

Em relação aos equipamentos urbanos o bairro conta com 01 (um) posto de saúde, 01 (uma) escola municipal, que atende as crianças da educação infantil e elementar, 01 (uma) escola estadual, para alunos do ensino fundamental, 01 (uma) creche e 02 (duas) praças.

Inicialmente os padrões do processo de urbanização, como saneamento básico, equipamentos urbanos atendia satisfatóriamente aos moradores. Porém, devido ao crescimento demográfico os equipamentos urbanos não dão conta de atender a demanda, principalmente no que diz respeito quanto ao número de vagas na creche, saúde e a ausência de escola do ensino médio, o que leva os adolescentes a se locomoverem para outros bairros. Um outro elemento que conta muito é a falta de infra-estrutura e saneamento básico das comunidades que vão "surgindo", como exemplo, Linha de Austin, Jardim Gramado, etc, aonde o direito a moradia resume-se a um "pedaço de chão", que não está muito longe do modelo da politica habitacional, pois, não são considerados aspectos essenciais para uma vida saúdavel: saúde, educação, lazer, cultura, esporte...

2 comentários:

  1. Olá,

    Primeiramente parabéns pelo trabalho, Palmares tem uma população rica e sem consciencia alguma de seu papel na história, manifestações como essas são essenciais pra um reposicionamento na mente e no lugar, para pequenos e grandes!

    Bem, gostaria de me informar melhor sobre o projeto original do bairro, a repercussão política à época... Enfim, vocês podem me ajudar me instruindo a como me informar sobre o assunto? Curso Arquitetura e Urbanismo na UFRJ e pretendo redigir um trabalho acadêmico sobre Jardim Palmares, sua criação, crescimento e conflitos de novos loteamentos incluindo essa nova construção na Rua Agaí.
    Quem sabe posso também ajudálos na movimentação desse blog tão imprescindível também.

    Grata,
    Layza
    Queria poder entrar em contato direto com alguém que possa me ajudar. Se possível escrevam-me (layzamas@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou professora e estou fazendo uma pesquisa de mestrado sobre o bairro Jardim Palmares, pela UFRRJ, gostaria de saber se vocês possuem informações mais recentes sobre o bairro. Obrigada
    Tereza Helena / helenanf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir